Esse blog vai dar informações em geral sobre as danças norte-americanas criadas do início até meados do século XX, tais como: Lindy Hop, Balboa, Rock´n Roll, West Coast Swing, East Coast Swing e Jive, irá divulgar essas danças dentro da cidade do Rio de Janeiro, procurando incentivar os leitores a se reunirem para dançá-las, seja em eventos, aulas, bailes e workshops, além de postar vídeos de assuntos correlatos.

sábado, 23 de agosto de 2008

Movimentos de Lindy Hop (Sequência Jitterbug - 6 tempos)

Já nessa postagem, eu coloco um vídeo onde são demonstrados movimentos de 6 tempos. Até agora, de todos os movimentos demonstrados, somente um, o Tuck Turn, era executado em 6 tempos. Embora os movimentos sejam demonstrados em sequência, o Lindy Hopper não precisa executá-los dessa forma. Cada um dos movimentos da referida sequência pode ser executado entre movimentos de 8 tempos, separadamente um do outro.

Observem, pratiquem e, por favor, façam comentários.

Marcadores:

Movimentos de Lindy Hop

Nessa postagem eu coloco um vídeo com mais algumas demonstrações de movimentos de 8 tempos do Lindy Hop. Vale esclarecer que, ao se praticar os movimentos, o aprendiz deverá alterar a ordem de sequência, para adquirir a naturalidade nos referidos movimentos.

Pratiquem e, por favor, comentem.

Marcadores:

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Movimentos de Lindy Hop (Outside Turn)

Um outro movimento de 8 tempos. A exemplo do Texas Tommy, até o 4º tempo os movimentos de pés para ambos, cavalheiro e dama, são iguais aos movimentos do Swig Out na posição aberta. O que muda agora também é o posicionamento dos braços. Entre o 4º e 5º tempo, o cavalheiro levanta o seu braço esquerdo, com as palmas das suas mãos juntas, "abrindo a porta" para o início do giro da dama para o lado direito dela no 5º tempo. No 6º tempo o cavalheiro, com a sua mão direita, "ajuda" a dama a girar. No contra-tempo final, a mão esquerda do cavalheiro já deverá estar embaixo, segurando a mão direita da dama normalmente. Com relação ao movimento de pés do cavalheiro, ele é exatamente igual ao que o cavalheiro faz no Swing Out.

Pratiquem o movimento e, por favor, façam comentários.

Marcadores:

Movimentos de Lindy Hop (Texas Tommy)

Nessa postagem, voltamos a mostrar um movimento de 8 tempos. Observe que, até o 4º tempo, os movimentos são iguais ao Swing Out e Lindy Circle partindo da posição aberta. Somente no 5º é que começa a mudança, quando o cavalheiro "força" a dama a colocar o seu braço direito por trás. É importante enfatizar também que, nesse vídeo, o movimento termina com a mão direita do cavalheiro segurando a mão direita da dama. Porém, ele poderia ser terminado com o cavalheiro segurando a mão direita da dama com a sua mão esquerda, bastando, para isso, que ele troque as mãos no contra-tempo final.
Vejam o vídeo, tentem fazer e, por favor, comentem.

Marcadores:

Movimentos de Lindy Hop (Tuck turn)

Continuando nossas postagens a respeito de movimentos do Lindy Hop, eu mostro agora o TUCK TURN. Fugindo das características dos movimentos mostrados até agora (o Swing Out posições aberta e fechada, e o Lindy Circle têm 8 tempos), o TUCK TURN é um movimento de 6 tempos. É importante enfatizar que essa dança maravilhosa tem uma diversidade de tempos musicais, o que exige muita atenção e treinamento dos Lindy Hoppers. Vamos observar que os 2 (dois) últimos tempos mostrados no vídeo (rock step) seriam os 2(dois) primeiros tempos do próximo passo que seria executado.
Observem, pratiquem e, por favor, comentem.

Marcadores: